O registro das mortes, porém, tem sido feito constantemente dias, semanas ou até mais de um mês após a real data da ocorrência.


Das 35 novas mortes registradas pela SES nas últimas 24 horas, por exemplo, nenhuma realmente ocorreu hoje.

Enquanto a gestão estadual se mostra desnorteada, recuando de recuo sobre a reabertura de praças de alimentação de shopping centers, e o governador Flávio Dino (PCdoB) se assemelha ao presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia, a quantidade de casos confirmados da doença também segue aumentando no estado.

Segundo os dados oficiais da SES, o Maranhão chegou a 76.698 casos confirmados da Covid-19. Destes, 18.955 ainda seguem hospitalizados ou em isolamento domiciliar.

A maioria desses casos, porém, conforme mostrou o ATUAL7, têm sido confirmados somente após os pacientes já terem sido declarados recuperados ou mortos pela doença.

Nem todos os 1.773 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, por exemplo, são novos ativos, isto é, ainda estão com os sintomas da doença. A maioria corresponde à pessoas mortas há dias ou que receberam a confirmação do exame após já recuperadas da Covid-19.



Luis Cardoso